Watts App (51)981168177
O Levantamento Radiométrico, ou monitoração ambiental, é um teste
que avalia se a blindagem construída nas paredes, no teto, no piso, nas
portas, nas janelas e biombos da sala de exames foi corretamente
dimensionada para o equipamento instalado e esta íntegra. Desta maneira,
podemos garantir que os níveis de radiação a que estão submetidos os
operadores, pacientes e o público em geral estão dentro dos limites
estabelecidos pela legislação vigente (RDC 611/2022).
De acordo com a legislação vigente RDC 611/2022, esse teste deve ser realizado a cada quatro anos, ou em caso de troca do tubo de RX, ou em caso de manutenção no sistema de geração de RX, deve ser avaliado se a blindagem do cabeçote protetor do tubo de raios x, bem como seu sistema de colimação de feixe de radiação, está efetivamente reduzindo a intensidade de radiação a níveis aceitáveis pela mesma legislação.
As modalidades de Ressonância Magnética e Tomografia Computadorizadas executam exames de diagnóstico mais elaborados, necessitando executar após a aquisição das imagens determinados tipos de reconstruções e reformatações. Com mais de 25 anos de experiência nesse tipo de análise gráfica a AFIM oferta no mercado, cursos e treinamentos para as equipes dos clientes (técnicos em radiologia / biomédicos / médicos radiologistas), além de pode executar essas rotinas diretamente caso necessário. Tipos de técnicas de pós processamento: MIP, Planos curvos, 3D e VRT, Broncoscopia Virtual, Angiotomografias, Angioressonâncias, Perfusão, Difusão e implantação de protocolos de RM Cardíacos, RM Funcional entre outros.
O serviço de saúde de que trata esta Resolução deve possuir equipe multiprofissional dimensionada de acordo com seu perfil de demanda, e em conformidade com o estabelecido nas demais normativas aplicáveis.
O responsável legal deve designar um Físico Médico (supervisor de proteção radiológica) legalmente habilitado para assumir a responsabilidade pelas ações relativas à proteção radiológica dos serviços de saúde que utilizem radiações ionizantes para fins diagnósticos ou intervencionistas.
O Programa de Proteção Radiológica é um documento que aborda o Risco Físico das Radiações Ionizantes, estabelecendo o plano de radioproteção a ser implantado sendo um documento exigido para fins de licenciamento de instalações contendo radiações ionizantes.